ÓPERA E SUA DEFINIÇÃO
Em italiano ópera significa "obra musical, trabalho". A ópera é um gênero de musica teatral em que uma ação cênica é harmonicamente cantada e acompanhada de instrumentos musicais .As apresentaçãoes são, geralmente, feitas em teatros de óperas, acompanhadas por uma orquestra ou grupo musical menor.A ópera é parte da tradição clássica européia e ocidental.
CARACTERÍSTICAS:
A ópera surgiu no começo do século XVII, NA Itália. Logo, grande parte das óperas, até hoje é apresentada em latim ou italiano. Suas origens remontam as tragédias gregas e os cantos carnavalescos itaianos do século XVV.
Nos séculos XVII e XVIII, a ópera espalhou-se pela Europa, passando a ser apreciada, principalmente, pela burguesia e aristocracia. Uma ópera segue, basicamente, uma programação padrão. Na primeira parte (abertura) é tocad uma musica pela orquerstra. Logo em seguida, vem o recitativo, onde os atores ficam dialogando.
Os personagens secundários participam do coro, enquanto os principais interpretam as áreas (composições para voz solista).
ÓPERAS MAIS FAMOSAS DE TODOS OS TEMPOS:
- Carmen de Bizet
- Aída de Verdi
- Guilherme Tell de Rossini
- Flauta Mágica de Mozart
- La Gioconda, de Almicare Ponchielli
- O Barbeiro de Sevilha, de Gioacchino Rossini
- Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni
Nenhum comentário:
Postar um comentário